Dicas de Saúde    
         
   

A Gravidez

   
   

         

A gravidez é um acontecimento muito marcante na vida de toda mulher, pois traz consigo uma série de mudanças tanto físicas quanto emocionais. As transformações corporais e a posição de evidência diante da sociedade inserem a mulher em um novo e desestabilizante momento.
Durante o primeiro trimestre de gestação a mulher pode se ver envolvida em um “teatro de mal-estares”, em que o cansaço, as náuseas e a insônia tomam conta de pelo menos parte do seu dia. Neste período a mulher também pode sentir o seu humor oscilando entre momentos de intensa alegria e períodos nos quais o medo e a incerteza tomam conta de seus pensamentos.
No segundo trimestre os mal-estares reduzem-se significativamente e a gravidez já é anunciada pelo corpo. A vinculação da mãe em relação ao feto é mais intensa e também o pai reconhece a gestação, interagindo com mais facilidade com o bebê.
A passagem para o terceiro trimestre é sentida com uma certa ambivalência pela gestante que deseja ter seu filho nos braços, porém teme o momento do parto. Pode padecer de pesadelos e ansiedades decorrentes de fantasias a respeito de intercorrências que podem acontecer durante o parto. A melhor maneira de lutar contra a ansiedade: ocupar-se com o parto – física e psiquicamente.

É chegada a grande hora! A gestante deve conversar com seu médico e sentir-se segura quanto aos procedimentos do parto.

Cristina Saling Kruel Psicóloga - Clínica Miguel Meirelles

   
         
         
   
Próxima Dica  
   
         
 
 
Santa Maria - RS - Pinheiro Machado, 2350 - Ed. Central de Clínicas. Térreo