Dicas de Saúde    
         
   

Depressão Pós-parto

   
   

         

O nascimento de um bebê, principalmente do primeiro filho, pode ser um evento propício ao surgimento de dificuldades emocionais nos pais, como depressões e manifestações psicossomáticas. A depressão pós-parto refere-se a um conjunto de sintomas que iniciam geralmente entre a quarta e a oitava semana após o parto, atingindo de 10 a 15% das mulheres.

Esses sintomas incluem irritabilidade, choro freqüente, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de energia e motivação, desinteresse sexual, transtornos alimentares e do sono e sensação de ser incapaz de lidar com novas situações. Estudos indicam que as causas da depressão pós-parto relacionam-se a influências genéticas, estressores psicológicos, ao contexto cultural e as mudanças fisiológicas.

Por vezes, os sintomas da depressão materna podem surgir em algum outro momento do primeiro ano de vida do bebê, e não necessariamente nas primeiras semanas após o seu nascimento, embora ainda estejam fortemente associados à maternidade.

A mãe deprimida deve receber acompanhamento de um profissional da saúde qualificado para que os sintomas não se agravem afetando sua relação com o bebê.

Cristina Saling Kruel Psicóloga - Clínica Miguel Meirelles

   
         
         
   
Próxima Dica  
   
         
 
 
Santa Maria - RS - Pinheiro Machado, 2350 - Ed. Central de Clínicas. Térreo