Dicas de Saúde    
         
   

ALERTA AOS PAIS: SUCESSO OU FRACASSO ESCOLAR?

   
   

         

O que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de um aluno na escola?
Muitos são os fatores que contribuem para um bom rendimento escolar. Desde a estruturação da família, condições físicas e emocionais do ambiente escolar, preparo técnico e pedagógico e, às vezes, até o método de ensino adotado.
Quando perguntamos a esses pais, “Seu filho enxerga e ouve bem?”, nem todo tem certeza, e essa condição é fundamental para que a criança capte e assimile os conteúdos ministrados. Nos problemas de saúde situam-se importantes causas de dificuldades escolares, em especial os problemas visuais, auditivos e emocionais.
A primeira providência que deveria ser tomada pelos pais para o ingresso da criança na escola, geralmente é a última a ser adotada; e sempre após um, dois ou três anos
de fracasso escolar. Muito do investimento da família se perde e o que é muito pior, compromete a auto-estima da criança e aumenta suas chances de novos fracassos.

O que fazer?
Os exames médicos pré-escolares deverão ser realizados todos os anos, de preferência durante as férias escolares, quando há tempo necessário para a detecção e resolução dos problemas encontrados. Através dos exames, poderão ser descobertos problemas visuais, auditivos, emocionais, pedagógicos e outros como anemias, verminoses, alergias e déficits nutricionais que, se não tratados, irão comprometer o rendimento escolar dos seus filhos.
Ajude seu filho a desenvolver bem as tarefas escolares. Faça anualmente exames médicos preventivos, antes do início de cada ano letivo. Converse com seu pediatra!

Drª Wani Bonini

   
         
         
   
Próxima Dica  
   
         
 
 
Santa Maria - RS - Pinheiro Machado, 2350 - Ed. Central de Clínicas. Térreo