Dicas de Saúde    
         
   

Doutor o meu filho não dorme

   
   

          Este é um dos assuntos mais freqüentes no consultório do pediatra e muito embora alguns estudos digam que o problema é facilmente resolvido não é isto que em muitas vezes ocorre.

          Recomendamos alguns procedimentos que poderão ser úteis para levar o bebê a um sono que seja o sono de seu descanso e não o processo traumático que é para muitos pais.
Crianças que não aprendem a dormir de forma adequada e tranqüila podem tender a manter estes problemas quando crescerem.

          Um primeiro requisito é que os pais escolham um dos métodos propostos e que invistam no mesmo de forma persistente. Se não houver este mínimo investimento para resolver o problema o bebê vai sentir a fragilidade do adulto e é possível até que em vez de melhorar, o problema venha a se agravar.

          Nem todas as propostas de abordagem serão eficientes para todas crianças pois muito vai depender da postura e do comportamento dos pais para que se tenha ou não sucesso .

          Uma atitude que cabe a todos os pais é que os orientemos para terem atitudes tranqüilas nas ultimas horas do dia e primeiras da noite. Há necessidade de que as relações de conversas e brincadeiras nestas horas sejam mais tranquilizadoras do que excitantes para a criança. É recomendável que a criança seja encaminhada acordada e já demonstrando sinais de sono para dormir em seu berço. Não deve ser levada já dormindo.

          Uma outra proposta para abordar o problema é bem mais agressiva e vai depender muito da postura dos pais. Nesta proposta o bebê é levado a cama em seu quarto e mesmo que chore o adulto não deve retornar para atender ao choro. Em poucas noites que se use deste processo a criança passa a dormir sem chorar . Para este método ter sucesso é absolutamente necessário que os pais invistam no mesmo e que realmente não compareçam ao quarto para atender ao choro. Deve-se ter certeza que a criança não esteja doente para que o método seja aplicado

          Um outro método é aquele que preconiza que alguém entre periodicamente no quarto do bebê que chora, ali permanecendo por alguns minutos. Com o passar das noites vão sendo espaçadas cada vez mais as visitas dos pais ao quarto do bebê.

          É absolutamente desaconselhável permitir que a criança durma na cama dos pais.


   
         
         
   
Próxima Dica  
   
         
 
 
Santa Maria - RS - Pinheiro Machado, 2350 - Ed. Central de Clínicas. Térreo