Dicas de Saúde    
         
    Orientações gerais para os cuidados iniciais ao recém-nascido    
         
   


          1.O leite materno é o alimento ideal para o recém-nascido e deve ser a fonte exclusiva de alimentação de seu bebê no mínimo até os três meses de idade e idealmente até os seis meses. Evite chupetas, água ou chás, sobretudo nas primeiras semanas de vida, pois atrapalham a amamentação.
E lembre-se: não inicie qualquer outro tipo de alimento sem uma orientação adequada.

          2.O banho deve ser diário, e constitui um momento de agradável convívio de pais e bebês. Tenha cuidado especial à temperatura da água (risco de queimaduras) e use, de preferência, um sabonete germicida, tipo SoapexR ou SabofenR .

          3.A higiene do umbigo, com álcool a 70% (ou mertiolate ou álcool-iodado 2%) é feita 3 a 4 vezes ao dia, usando gaze ou cotonete e limpando bem a junção do cordão (coto) umbilical com a pele. Repita a limpeza sempre após o banho e quando fezes ou urina atinjam o umbigo. Não use faixa umbilical (ou umbigueiro), que aumentam o risco de infecção local.

          4.Após 7 a 10 dias de vida, retorne ao pediatra para revisão de rotina e encaminhamento do teste do pezinho e das primeiras vacinas (obrigatórios por lei no primeiro mês de vida).

          5.E não esqueça: se tiver dúvidas quanto a algum aspecto de seu bebê, ou se ele apresentar algum problema, procure a equipe de saúde para se esclarecer!


   
         
         
   
Próxima Dica  
   
         
         
         
         
         
         
 
 
Santa Maria - RS - Pinheiro Machado, 2350 - Ed. Central de Clínicas. Térreo